SENAI PIRITUBA É CERTIFICADA ISO 50.001

 

A conquista da certificação é o resultado do envolvimento de todos -  colaboradores, alunos e terceiros.

A Escola SENAI "Jorge Mahfuz" tornou-se a primeira instituição de ensino do país a obter a certificação ISO 50.001, norma relativa a gestão de energia. A unidade passou por auditoria externa da SGS Brasil, que atestou a conformidade do Sistema de Gestão de Energia (SGE) estabelecido e o cumprimento dos requisitos para a certificação.  

A assessoria para o processo de implementação da norma ficou a cargo dos consultores do Instituto SENAI de Tecnologia em Energia – unidade Cambuci (SP), e envolveu uma equipe multidisciplinar de colaboradores de várias áreas da Escola.

Ao integrar a gestão da energia às atividades, a instituição pode estabelecer um processo de melhoria contínua do desempenho energético por meio de uma abordagem sistêmica, acarretando em benefícios como a gestão mais eficiente e redução de custos operacionais relativos a energia, monitoramento constante, assim como a disseminação de boas práticas e conscientização para o consumo racional. A implantação do SGE permitirá uma economia de 15% em custo e consumo de energia elétrica para a unidade.


O que é a ISO 50.001?

A ISO 50001 é uma diretriz desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO). Reconhecida internacionalmente, a norma foi criada em 2011 e designa requisitos mínimos para o estabelecimento, implantação e manutenção de um Sistema de Gestão de Energia (SGE).

No Brasil, ela é intitulada ABNT NBR ISO 50.001 e está sob responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Benefícios da implementação de um Sistema de Gestão de Energia

Ao integrar a gestão da energia às atividades da Escola, a instituição pode estabelecer um processo de melhoria contínua do desempenho energético por meio de uma abordagem sistêmica, acarretando benefícios tais como:

  • Gestão mais eficiente da energia;
  • Redução de custos operacionais relativos a energia;
  • Monitoramento constante do uso da energia;
  • Incentivo para utilização de energias alternativas e renováveis;
  • Conscientização para o consumo racional de energia;
  • Transparência e comunicação da gestão de energia;
  • Sustentabilidade integrada a estratégia institucional. 


 

Entendendo a ISO 50.001

Nesta apresentação saiba um pouco mais sobre a norma ISO 50.001, sua aplicação, objetivos, o número de empresas certificadas no Brasil e no mundo, entre outras informações. Apresentação: ENTENDENDO A ISO 50001. 


POLÍTICA ENERGÉTICA DA ESCOLA SENAI “JORGE MAHFUZ”

 _________________________________________________________________________________________________

No formulário abaixo registre sua sugestão, ideia ou comentário para o Consumo Eficiente de Energia.

Eles serão muito bem-vindos!

 

FORMULÁRIO DE SUGESTÃO